“Bem aventurados os que choram, porque serão consolados.” -Mateus 5:4
- Escolha um assunto no qual reconheça plenamente a sua dor e seu sofrimento. Não tente minimizar a dor ou achar um jeito fazê-la “ir embora."
Ore: “Pai, eu lhe dou permissão de me ensinar o que é um luto sagrado e de me levar através desse processo de luto. Obrigado por sua promessa de que ao chorar, serei abençoado e consolado.”
- Comunique livremente com ao Senhor a sua dor.
“Confiem nEle em todo o tempo, ó povos; derramem seus corações perante Ele; Deus é nosso refúgio.” - Salmo 62:8
Atividade: Escreva uma carta a Deus dizendo como está se sentindo.
- Saiba que Ele se importa com suas lágrimas e pesares. Clame ao Senhor por Sua ajuda.
"“Ele enxugará todas as lágrimas de seus olhos; e já não mais haverá morte; já não haverá mais luto, ou choro ou dor; as primeiras coisas já passaram.” - Apocalipse 21:4
Atividade: Escreva as maneiras como você tem tentado lidar com sua dor sozinho e do seu próprio jeito.
- Continue a conversar com o Senhor acerca da sua dor e a buscar a Sua ajuda até receber direção dEle.
Atividade: Escreva uma carta como sendo de Deus para você, e deixe que Ele fale com você acerca de como ele quer levá-lo(a) através desse processo. Quado Ele falar, obedeça! Você tem que estar disposto(a) a seguir seja qual for a direção que Ele guiar.
“Muitas são as aflições do justo; mas o Senhor o livra de todas elas.” - Salmos 34:19
- Seja persistente! Não pare esse processo até que o Senhor o liberte. Repita esse processo se necessário, especialmente com outros assuntos que precisem ser “chorados”.
*Note: Para esse exercício fazer o efeito desejado, limite-se a lidar com apenas um assunto de cada vez, ao processor um Luto Sagrado.