REGRAS PARA SUPERAR CONFLITOS

Written on 06/24/2023
Barry Byrne

Esse próximo exercício funcinará bem quando ambos estiverem ativa e voluntariamente envolvidos em compreender um ao outro, em um relacionamento mutuamente honesto e responsável.
 

  1. Atitude:
    1. Aborde o assunto com essa atitude, “Não tenho que vencer essa discussão nem tenho que estar mais certo que ninguém.”
    2. Faça da verdade acerca de si mesmos com respeito a esses assuntos e faça o que for melhor para todos os envolvidos serem de principal importância. Tomem a decisão de se comprometerem a seguir estes princípios, a despeito do que que sintam, temam ou desejem.
    3. Sejam humildes o suficiente para ouvir e aprender da pessoa com quem estiverem em conflito. Se você ouvir alguma idéia excelente vindo da outra pessoa, dê valor a ela!
       
  1. Pessoa A fala:
    1. Aborde o assunto com essa atitude, “Não tenho que vencer essa discussão, nem tenho que estar mais certo que ninguém.”
    2. Não tente lidar com todos os aspectos do assunto de uma só vez.
      Não tente “dar uma de vendedor” prá cima da outra pessoa.
      Dê razões pelas quaias você acredita que suas idéias e opiniões seriam a melhor escolha para todos os afetados pelo problema.
    3. Lembre-se, quanto mais você falar mais complicada a discussão vai se tornar. Quando muitos assuntos são levantados ao mesmo tempo, isso pode se tornar confuso e excessivo para a outra pessoa saber a qual deles deve se referir.
    4. Também, quanto mais você falar sem dar oportunidade de ouvir a pessoa com quem está em conflito, maior será a chance de tocar em assuntos sensíveis e causar mágoa, ressentimento, etc.
    5. Also the longer you talk without a chance to hear from the other person when in conflict, the more likely you are to hit sensitive issues and stir up hurt, resentment, etc.
       
  1. Escute:
    1. Tente dar maior atenção ao que a outra pessoa está dizendo do que aquilo que você dará como reposta.
    2. Tente ouvir não apenas as palavras, mas as atitudes do coração da pessoa que está falando.
       
  2. Person B talks:
    1. A primeira resposta deve envolver perguntas ou declarações que ajudem a esclarecer o que você ouviu da Pessoa A, só para ter certeza de ter entendido corretamente antes de responder.
    2. O passo seguinte é dizer as coisas com as quais você concorda daquilo que a Pessoa A disse e porque você concorda com ela.
    3. Somente depois desses dois passos fica bem oferecer suas percepções contrastantes ou opostas às dela e as razões porquê. Quando estiver dando suas alternativas, assegure-se de estar seguindo os passos delineados no #2 acima.
       
  3. Resolution:
    1. Continue seguindo os quarto passos acima, indo e voltando a cada um e mantendo a attitude correta. Dê tempo ao processo, mesmo quando fique tenso ou pareça tedioso.
    2. Não entre em acordo com decisões e conclusões nas quais não acredite só para encerrar o conflito, fazer a outra pessoa se sentir melhor ou tentar evitar a raiva. Você deve continar a conversar com respeito, e ouvir até que ambos (ou todos os envolvidos) cheguem ao ponto onde possam dizer com honestidade, “Está de bom tamanho para mim,” ou “Acho que esta é a melhor opção para todos nós.”
    3. Honre seus acordos mantendo-os até que um novo acordo possa ser feito, caso possa ser feito.
    4. Se você trabalhar bem esse processo e ainda assim não chegar a um consenso, pode precisar de um mediador ou talvez haja assuntos pessoais que precisem de atenção preliminar.