Confissão a Deus é o processo de pensar cuidadosamente sobre as coisas até que aquilo pensamos e falamos coincide com o que Deus pensa e fala sobre nós e sobre nossa situação. (Confissão: Vem da palavra grega que significa "falar a mesma coisa," e que também significa "concordar," ou seja considerar um assunto cuidadosamente e depois entrar em acordo acerca dele.)
Confissão é um conceito muito mais amplo do que simplesmente admitir que fizemos alguma coisa errada. Confissão e arrependimento são necessários depois de havermos pecado; todavia confissão é uma arma espiritual poderosíssima para ser usada contra o pecado que vem contra nós na forma de tentação. Quando o pecado se achega a nós para nos tentar a pecar, a confissão sincera coloca Deus em ação a nosso favor para mandar o pecado embora, conforme 1 de João 1.9
Exercícios que podem nos ajudar a alinhar nossos pensamentos e nossas palavras com Deus:
- Faça essa pergunta a si mesmo, "O que Jesus teria a dizer sobre mim e sobre minha situação?"
- Responda as seguintes questões da perspectiva de Deus, como se Deus estivesse lhe dando essas respostas:
- Qual efeito ________ tem em meu relacionamento com Deus?
- Qual efeito ________ tem tido sobre o fruto do Espírito em mim?
- O que ________ me faz sentir acerca de mim mesmo? Qual efeito ________ tem tido em meus relacionamentos com os que me são mais chegados?
- Qual a boa coisa que Deus deseja que aconteça em minha vida e que ________ está tentando roubar, matar e destruir?
Agora, continue a confessar e declarar suas repostas às perguntas acima.
- Assegure-se que suas resposta estão de acordo com a Palavra de Deus na Bílbia e Seu coração de compaixão para conosco.
- A seguir, declare as respostas que Deus lhe deu em relação a essas perguntas, sempre que precisar. Se você está descobrindo e declarando o que Deus declararia, você está falando a verdade. Deus e tudo que há no céu darão suporte à verdade.
Confesse e declare a verdade independente do que esteja sentindo. Se você persistir nesse processo, eventualmente sua mente e seu coração entrarão em acordo com a verdade de Deus.
- A confissão da verdade de Deus, exige um compormisso consistente com a obediência, de outra forma o ato de confessar se torna simplesmente usar palavras sem sentido, o quê resulta em uma vida desiquilibrada.
Ao persistir nesse processo, você irá amadurecer e estará bem treinado para discernir entre o bem e o mal. (Mateus 7:21-27; Hebreus 5:11-14; João 7:17; 8:31, 32)