EXERCÍCIO DO PERDÃO

Written on 06/24/2023
Barry Byrne

Essa ferramenta é um recurso para ajudar você ou outra pessoa a se perdoar. Se você estiver ajudando outra pessoa, peça que ela participe com vo acrescentando coisas que ela precise perdoar. 

 

O verdadeiro perdão vai mais além de perdoar alguém por seu comportamento ou por algum erro cometido. O perdão envolve perdoar alguém por toda a dor e sofrimento que causaram, bem como pelos efeitos daquele sofrimento em sua vida. 

 

Saiba que o Espírito Santo estará liberando palavras proféticas e discernimento a você além de sua própria compreensão: ouse, arrisque-se e veja o que o Espírito Santo irá fazer com esses passos abaixo: 

 

  1. Deus e Pai, obrigado por me perdoar de todos os meus pecados. Por conta de Teu perdão, eu também perdoo     Nome da Pessoa 

 

  1. Nome da Pessoa, eu perdoo você pelas mentiras que o inimigo plantou em meu coração por conta de suas ações e palavras. 

Esteja atento(a) ao Espírito Santo e verbalize as mentiras na medida que lhe vierem à mente, de acordo com as categorias abaixo: 

Mentiras sobre: 

Eu mesmo…  (nomeie as mentiras a seu respeito) 

Meus relacionamentos…  (nomeie as mentiras a respeito de seus relacionamentos) 

Minha percepção de homens/mulheres…  (nomeie as mentiras a respeito disso) 

Minha visão do casamento…  (nomeie as mentiras a respeito de casamento) 

Minha visão do que é ser pai/mãe…  (nomeie as mentiras nessa área) 

Minha visão de Deus…  (nomeie as mentiras a respeito de Deus) 

… (Outras)…  (nomeie as outras mentiras) 

 

  1.       Nome da Pessoa, eu perdoo você por trazer medo sobre minha vida.  (Por exemplo: Medo de intimidade, de fracasso, de acabar sozinho(a),, da morte, de nunca ser suficiente, medo das pessoasapenas alguns exemplos. ouvidos ao que o Espírito Santo estiver lhe dizendo em sua situação específica.) 

 

Medo de   

Medo de   

Medo de ..., etc. 

 

  1.       Nome da Pessoa, Eu perdoo você por abrir a porta da: 

(Por exemplo: raiva, ódio de mim memso(a), passividade, acusação, sentimento de desvalor, vergonha, auto-proteção, perversão sexual, reclusão, depressão, ocultismo, … apenas como alguns exemplos. ouvidos ao que o Espírito Santo estiver lhe dizendo em sua situação específica.) 

 

Abrir a porta da                           Abrir a porta da                           Abrir a porta da ..., etc. 

 

  1.  Nome da Pessoa, eu perdoo você pela falta de: 

(Por exemplo: proteção, amor, nutrição, me conhecer, relacionamento, afeição, atenção, cuidado, estabilidade, etcapenas como alguns exemplos. ouvidos ao que o Espírito Santo estiver lhe dizendo em sua situação específica.) 

 

Falta de   

Falta de   

Falta de ..., etc. 

 

  1.       Nome da Pessoa, eu perdoo você por toda consquência de dor e sofrimento com os quais eu tive que lidar [no correr de toda minha vida] por causa do que você fez comigo. 

 

  1. Ore e abençoe a pessoa que você acaba de perdoar. 

 

(Veja um exemplo do Exercício do perdão na próxima página.) 

 

Abaixo, um exemplo do uso do Exercício do Perdão na prática: 

 

Uma senhora havia sido abusada sexualmente por seu pai quando criança. Abaixo está o exemplo do que significaria para ela perdoar seu pai: 

 

Deus e Pai, obrigado(a) por perdoar a mim e todos os meus pecados. Por causa do Teu perdão eu também perdoo a você, meu pai (terrestre). 

Pai, eu perdoo você por ter sido quem me violentou ao invés de me proteger. 

Eu perdoo você por não ter me conhecido e por não ter se interessado por mim como eu precisava. Eu perdoo você por ter me deixado um mau exemplo do que um pai deve ser, levando-me a ter medo e desconfiança de você. 

Eu perdoo você por me levar a desconfiar e mesmo a odiar os homens. Eu perdoo você por representar mal a figura de Deus para mim. 

Eu perdoo você por causar em mim uma malquerência por Deus.. 

Eu perdoo você por me fazer sentirsuja”e como se eu fosse um “brinquedo quebrado. Eu perdoo você por fazer com que eu me travasse emocionlamente. 

Eu perdoo você por causar um monte de conflitos em meu casamento porque vejo meu marido como aprendi a ver você. 

Eu perdoo você por não amar e nem ser afetuoso com minha mãe. 

Eu perdoo você por ter me passado uma percepção tão distorcida do casamento. Eu perdoo você por me fazer ter medo de intimidade.”