O propósito desse exercício é estreitar a conexão em seus relacionamentos ajudando você a entender de verdade as palavras e sentimentos da outra pessoa.
Ao responder a quem está partilhando, tente usar palavras individuais e simples que espressem sentimentos tanto quanto possível ao invés de usar explicações cheias de palavras tentanto mostrar que você entendeu a pessoa.
Evite ao máximo dar conselhos ou “resolver” os problemas. Vai haver tempos de “solucionar problemas”, mas para o propósito desse exercício – ouvir e entender o outro – esse não é o momento.
*Se você nunca fez uso desse exercício antes, recomendamos que escolha assuntos não “incendiários” para tratar, não escolha assuntos não resolvidos de seu relacionamento ou casamento.
Pessoa A, brevemente descreva parte de um assunto, 10-20 segundos no máximo.
Fale sobre algo importante para você, algo não resolvido. Pode ser sobre o trabalho, a família ou qualquer outra situação ou assunto significativo para você.
-
Pessoa B, escute o que a Pessoa A está falando e sentindo.
-
Depois que a Pessoa A compartilhar, sua tarefa será responder usando palavras que a façam saber que você a entendeu o que ela está sentindo e porque aquilo é importante para ela. (Faça uso do exercício Expressões de Sentimentos).
-
Uma vez tendo respondido, peça que a Pessoa A reaja e lhe diga se você a compreendeu direito.
-
Se você entendeu bem, a Pessoa A deverá lhe dizer que se sentiu entendida por você. Se não entendeu direito, peça mais explicações, (10-20 segundos no máximo) e tente responder de novo.
-
Continue nesse processo até que a Pessoa A possa dizer, “Sim, você está me compreendendo e sabe como estou me entindo.”
-
Não se sinta ofendido se tiver que tentar inúmeras vezes! Lembre-se que o objetivo é compreender a Pessoa A, e não demostrar se você está certo ou errado.
-
A Pessoa B pede a Pessoa A que lhe diga como se sentiu ao ser ouvida e compreendida.